31
AGO 10
2

Salada de lentilhas e cores

Salada de lentilhas (molho de limão, ricota defumada e castanhas), beterraba e escarola

Eu comecei este post numa noite quente da semana passada, mas tive que reescrever o começo. Já estava decretando (e comemorando) o fim da estação das sopas e a chegada da temporada de saladas, sorvetes e sucos refrescantes. Só que sexta à noite o tempo virou e me mostrou que apesar dos dias bem quentes e secos, ainda estamos no inverno. Não reclamo, não. Tendo um dia inteiro de sol e calor, até topo o friozinho da noite - mas só até a chegada da primavera!

Pois bem, fiz essa salada numa das noites quentes da semana que passou. Deixei de molho 250g de lentilhas por 3 horas. Escorri, coloquei mais água (até cobrir os grãos) e cozinhei até que estivessem macios (mas ainda inteiros). Não contei quanto tempo levou. Na verdade, eu tentei um outro método, que é o de colocar água fervente e deixar a panela tampada por 40 minutos. Mas achei que a lentilha ainda estava crua e coloquei pra cozinhar por alguns minutos. Eu salguei a água do cozimento, talvez isso tenha contribuído para deixar os grãos mais duros.

Escorri e reservei a lentilha. Preparei o molho: espremi um limão, juntei azeite e uma colher de sal. Bati bem com um fouet (use um garfo se não tiver). Quando a lentilha estava fria, somei castanhas-do-pará picadas grosseiramente e cubinhos de ricota defumada. Misturei com o molho e guardei na geladeira até a hora de servir.

No almoço do dia seguinte fiquei feliz de encontrar sobras da salada. Para incrementar, juntei uma beterraba crua ralada e um pouco de escarola refogada em azeite. Gostei do contraste das cores e dos sabores. Mais um pouco e teríamos aqui um prato completo segundo a medicina tradicional chinesa. ;-)

Comentários

Leleca   04/09/2010 10:06

A cor desse prato tá uma coisa linda!

Déia   07/09/2010 00:30

Nossa, o prato ficou com uma cara linda...Tão apetitoso que eu já peguei um cadiquinho de lentilha e cooquei de molho para preparar algo para amanhã...Vou tentar fazer na versão salada, e mudar um pouco, pq geralmente só uso em sopas..É bom dar uma inovada, rs..O marido agradece!
Bjokas
Déia - http://www.blogsweet-home.blogspot.com

Deixe um comentário